28 de março de 2009

Onde você estará na Hora do Planeta?

Hoje, às 20h30 inicia-se a Hora do Planeta. Durante 60 minutos, as luzes de casas, empresas, bares, estádios de futebol, prédios públicos e monumentos se apagarão, em um grande ato de protesto contra o aquecimento global. Interessante notar que este movimento começou há 2 anos na Austrália, com apenas 2,2 milhões de adeptos, em 2008 já teve mais de 50 milhões de inscritos em 35 países, e em 2009 são esperadas adesões de 1 bilhão de pessoas!

É um bom exemplo de como seres conscientes podem fazer a diferença. Quem sabe no futuro possamos instituir que a Hora do Planeta aconteça todo mês? Ou toda semana? Ou que, a cada dia, dentre as 24h, possamos dedicar pelo menos 1h à nossa grande morada?

Participe e depois me conte onde você passou a sua Hora do Planeta!

25 de março de 2009

Parei de criticar e comecei a agir

Quando foi a última vez que você viu algo que te incomodou? Pode ser qualquer coisa, um buraco na sua rua, alguém jogando lixo na praça, lavando a calçada com a mangueira, gritando com uma criança, um vizinho barulhento, enfim... Lembrou de alguma história parecida? Posso apostar que isso não faz muito tempo, acertei? Pois é, estamos cansados de ver isso todos os dias. Agora vem a segunda pergunta, e essa dói: O que você fez a respeito?

Andei investigando o assunto, e descobri que a resposta para esta pergunta, na maioria das vezes é NADA. Aí descobri um estudo revelador: a maioria das pessoas em especial os brasileiros, sofre de um tipo de ‘mal’ chamado de ‘ignorância pluralística’. Ocorre quando um cidadão age de acordo com aquilo que os outros pensam, e não por aquilo que ele acha correto fazer. Essas pessoas pensam assim: ‘se o outro não faz, por que eu vou fazer?’ – para saber mais sobre este estudo, acesse reportagem da Época, vale a pena.

Pois bem, pensando sobre isso, cheguei à conclusão que, mesmo incomodada com muitas coisas, também sofria deste mal. Conto nos dedos as situações em que reivindiquei meus direitos ou me manifestei a respeito de algo que não gostava.

Daí, na virada do ano, ao invés das promessas de praxe, como emagrecer ou começar a academia, resolvi fazer um pacto comigo mesma: Não deixo nada passar em branco. Se algo me incomoda, tomo uma atitude. Não espero nada. Vou lá e faço alguma coisa. Só nesses primeiros 3 meses de 2009, já reclamei com a subprefeitura do meu bairro, já implantei coleta de óleo no meu prédio, já fiz uma denúncia anônima, já escrevi um artigo na coluna de ‘direitos do cidadão’ de um jornal, enfim... Fiz muito mais neste ano do que em todos os anteriores. Meu lema agora é: O que você já fez HOJE para mudar a realidade que tanto critica?

Hoje? Escrevi neste blog... é mais uma parte do pacto. Compartilhar histórias e criar um espaço para que você também possa compartilhar as suas. Seja bem-vindo e fique à vontade!

Um beijo,
Andy