4 de agosto de 2014

O ser consciente passa gentileza adiante


Viver em uma megalópole como São Paulo é um grande desafio, disso ninguém duvida. Conviver com tanta gente compartilhando espaços e tempos restritos é um desafio ainda maior. Entretanto, há raros momentos de gentileza que merecem ser comentados.

A semana começou trazendo duas situações que alimentaram a minha esperança na capacidade humana de agir com consciência, visando o bem comum.

Acordei um pouco atrasada e na correria deixei escancarado o bolso da mochila, com a carteira quase pulando para fora. Peguei o ônibus cheio e ao descer no ponto, um rapaz me chamou, sorriu e avisou que a mochila estava aberta. Virei imediatamente para examinar o conteúdo e, ao contrário do que já estava esperando, nada havia sumido. Estava tudo ali, milimetricamente bagunçado, exatamente como eu havia deixado na minha pressa matinal.

Aliviada, continuei caminhando em direção à máquina para carregar o bilhete único, sem saldo para a passagem de metrô. Foi quando percebi que não tinha um único real para carregar o bendito bilhete. Tentei o cartão de débito, mas a máquina estava quebrada. Podem imaginar minha expressão de desânimo neste momento, só de pensar que teria que caminhar 20 minutos até a agência bancária mais próxima, o que certamente me atrasaria para a reunião que começaria em meia hora. De repente, surgiu um rapaz na minha frente e perguntou: está tudo bem?

Expliquei a situação e ele prontamente se ofereceu para pagar minha passagem de metrô. Eu nem precisei pedir! Claro que fiquei um tanto constrangida e meio sem ideias de como iria retribuir o favor. Tranquilamente, ele disse: eu já passei por isso e uma pessoa me ajudou, estou passando a gentileza adiante. Inspirada pela atitude, imediatamente me prontifiquei: Então, pronto! Se alguém precisar, repassarei o favor adiante. 
E ele respondeu: Faça isso!

Querido anônimo gentil, seja quem for ou de onde for, hoje você me relembrou que estamos interligados numa teia de relações e que somos todos um só. Quando faço bem ao outro, faço bem a mim mesmo.

Cada gesto conta. Boa semana!