14 de agosto de 2009

O Ser Consciente luta pelo bem estar social


Ontem assisti a um filme muito interessante. Noise (Passando dos limites) conta a história de David Owen, um americano que mora em Nova York e começa a se incomodar muito com o barulho das sirenes, aviões, caminhões de lixo e principalmente, alarmes de carro.


A sua indignação se torna tão grande que ele resolve tomar uma atitude: toda vez que encontra um carro com o alarme disparado, ele o arromba e corta a ligação do alarme, acabando com o barulho. O mais interessante do filme é a reflexão que ele desperta sobre a inatividade dos outros habitantes da cidade, que preferem se acostumar com o barulho do que fazer algo para combater este problema. É uma crítica ao comportamento anestesiado e alienado dos cidadãos modernos, que não se importam e não fazem nada. E o pior: condenam quem tenta fazer algo.
A vida moderna inverteu muitos valores, especialmente no que diz respeito à convivência em sociedade. Parece que todos acham 'normal' viver cidades barulhentas, poluídas, com pessoas dormindo nas ruas e morrendo de frio, e crianças pedindo dinheiro no farol.
David Owen é, sem dúvida, um ser consciente que traz um exemplo de cidadania e protagonismo que merece ser seguido.

0 comentários: