31 de dezembro de 2009

2010: O Ano em que faremos contato


Alguém se lembra deste filme? Foi uma sequencia do grande clássico 2001: Uma odisséia no espaço, de Stanley Kubrick. Criado em 1984, o filme traz uma nova chance para confrontar os enigmas surgidos na desafiante e perigosa missão Júpiter no ano de 2001. Os membros da tripulação a bordo da Leonov estão no curso para encontrar com a Discovery, ainda em órbita. O que eles não sabem é que também estão à beira de descobrir as respostas para os mais profundos mistérios da humanidade. O ano é 2010. Tempo para descobrir que não estamos sozinhos.
A ideia de ilustrar a minha mensagem para 2010 com este filme, além da óbvia coincidência do título do filme com o ano que se inicia, é provocar a reflexão. Apesar de não estarmos em guerra fria, como no tempo em que o filme foi criado, estamos lutando com um inimigo que pode ser mais cruel do que a Rússia ou os EUA. Nós mesmos.
Estamos vivendo uma crise de identidade, própria da nossa adolescência no planeta. Vivemos aqui há poucos anos e desrespeitamos os mais velhos, as espécies que aqui vivem há muito mais tempo do que nós. Tratamos de viver o momento, abusar da comida, da bebida, das drogas e de tudo que conseguirmos consumir. Somos inconsequentes, irresponsáveis, inconvenientes. Não sabemos nos comportar. Somos os típicos 'aborrecentes' do planeta.
Mas e aí? O que o filme tem a ver com isso mesmo? Simples. Para mim, a palavra "contato". Que em 2010 seja realmente o ano em que faremos contato. Contato não com extraterrestres,
mas com nós mesmos e com nossos sentimentos mais elevados, para que possamos contruir juntos uma grande comunidade global mais solidária e inclusiva. E mais consciente.
Feliz 2010 para todos e obrigada por este ano de grandes aprendizados, experiências e amizade.
Andy.

0 comentários: