14 de fevereiro de 2011

A consciência venceu o comodismo

Escrevo hoje para compartilhar a alegria de ter conseguido uma vaga para minha filha em uma instituição de educação infantil próxima à minha casa. Conveniada com a prefeitura, o CEI (Centro de Educação Infantil) recebe a verba, os materiais, a alimentação e os produtos de higiene da prefeitura, mas toda a gestão e coordenação pedagógica são realizadas por uma ONG.

Fiquei muito feliz com o profissionalismo, o cuidado e a segurança que a coordenadora pedagógica me transmitiu. Pude ler o projeto político pedagógico da escola e o que mais me chamou a atenção foi ver a palavra PRAZER destacada em letras maiúsculas, em meio ao texto que detalha a concepção de criança, de mundo e de aprendizagem na visão da instituição.

Observei que, no projeto, consta um diagnóstico da região, da comunidade local, dos bens públicos que apoiar no processo educativo das crianças (biblioteca, parques, brinquedoteca) e também uma descrição detalhada dos projetos periódicos que a escola promove com os alunos e a comunidade escolar.

O projeto também destaca os desafios da comunidade, como por exemplo o alto índice de imigrantes bolivianos e peruanos que moram na nossa região, vivem em condições bem precárias e pouco falam nosso idioma, por isso quase não participam das decisões da escola.

Além da alegria de ver minha filha super entrosada com todos e desenvolvendo sua autonomia (ela voltou contando que hoje fez tudo sozinha - almoçou, foi ao banheiro, organizou a mochila), fiquei orgulhosa de ver de perto um serviço funcionando de forma primorosa em nosso país. É muito bom que minha filha possa ser testemunha de que sim, é possível obter educação pública de qualidade. Só assim, no futuro, ela poderá lutar para que isso se amplie cada vez mais.

2 comentários:

marcio dupont disse...

Oi passe no meu blog de design-consumo ecologico e veja tambem

http://sindromemm.blogspot.com

Obrigado.

Hilton disse...

Olá Andyara gostaria de entrar em contato contigo para tirar uma dúvida. você poderia me passar um email onde possamos conversar? Tenho uma proposta bacana para o santander.

Obrigado
Hilton Preisni
HTX Comunicação e Marketing
Publicidade Sustentável