7 de junho de 2009

Gratidão pelos acontecimentos do último mês I

Não há como dar continuidade a este blog sem fazer um relato sobre o que aconteceu nos últimos 30 dias, mais especificamente entre 06/05 e 06/06. Um sem número de conexões bárbaras que se formaram fortalecendo cada vez mais a minha convicção de que nada ocorre por acaso.

O mês de maio começou com um grande evento, o II Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade (06 e 07 de maio), sobre o qual a Gil já comentou há alguns posts, mas que gostaria de retomar, porque lá estive e fiquei especialmente tocada com a presença da Monja Coen, que trouxe a consciência como linha mestra do seu discurso, a partir da afirmação de que tudo que fazemos, pensamos e falamos reverbera no Cosmo. A partir de um simples pedaço de papel, a Monja trouxe toda a interdependência entre os elementos da natureza, lembrando-nos de que o papel é feito de tudo aquilo que é 'não - papel', como árvore, água, energia, trabalho humano, máquinas, entre outras coisas.

Da mesma forma, o 'eu' é feito de tudo aquilo que é 'não-eu'. Daí a importância de termos consciência das nossas relações com o mundo. Nada existe por si só. Tudo existe 'em relação' a.
Finaliza a Monja dizendo: Ao perceber o outro, ao cuidar do outro, eu fico melhor. A minha felicidade depende da felicidade do outro.

O evento continua com a maravilhosa interação de Bernardo Toro, que fala sobre os valores que necessitamos para a construção de uma nova Consciência. Quais são eles?
- Aprender a cuidar;
- Aprender a cultivar relações 'ganha-ganha';
- Respeito;
- Aprender a conversar;
- Ampliar nossa hospitalidade;
- Cultivar a 'comensalidade', ou o hábito de nos sentarmos à mesa uns com os outros, compartilhando do alimento.

Finalmente, a inesquecível apresentação de Danah Zohar, física e filósofa do MIT que escreveu um livro chamado - Reconectando o Cérebro Corporativo. Ela traz 12 princípios da inteligência espiritual (vale a pena citar cada um deles):

1 - Uso positivo da adversidade - ou seja, pararmos de reclamar e vermos os problemas como oportunidades de Ação;
2 - Auto-conhecimento - temos que saber o que nos motiva, o que nos faz levantar pela manhã, pelo que eu vivo, pelo que eu morro, quem sou eu?
3 - Humildade - Somos a espécie mais arrogante do planeta, nos achamos demais, tiramos do planeta, tiramos dos pobres, tiramos dos animais, e na verdade, não somos melhores que ninguém.
4 - Compaixão - sentir com - sentir sua dor como minha dor, eu sou o meu irmão, eu sou o pobre, tudo é parte de um mesmo todo - algo já citado pela Monja e pelo Bernardo.
5 - Eliminar a exacerbação do eu - pensarmos mais em nós, trocar o eu por nós.
6 - Espontaneidade - viver agora, o momento presente.
7 - Noção do todo - Não estamos separados, somos um só. Se eu sinto negatividade, espalho negatividade. Não somos ilhas.
8 - Perguntar 'Por que'? Sermos subversivos - fazer as perguntas fundamentais. Por que eu tenho que fazer assim? Investigar e instigar.
9 - Mudar o paradigma - ver os outros pontos de vista, exercitar a percepção diferente. A mentalidade dos negócios enxerga apenas o seu ponto de vista, e seu resultado imediato. Precisa de uma visão mais holística para se reinventar.
10 - Habilidade de nadar contra a maré - não ter medo de ficar impopular, não se preocupar com os inimigos.
11 - Celebração da diversidade - perceber a beleza da diferença, se você é diferente de mim pode me ensinar, me desafiar.
12 - Senso de vocação - buscar seu chamado, seu propósito, a resposta para a pergunta: Por que vim ao mundo?

Quando escrevemos o Manifesto do Ser Consciente, creio que acertamos muito na frase 'O ser consciente compreende a consciência como a capacidade de perceber a relação entre si e um ambiente' - em todas as palestras deste evento, parece que a idéia central, o cerne de que estamos tratando quando falamos de sustentabilidade, diz respeito a esta capacidade.

De onde concluo que, só ampliando a nossa consciência, podemos realmente pensar em agir de maneira diferente, conduzindo a nossa civilização a um novo patamar de existência.

Continua......................

0 comentários: