7 de junho de 2009

Gratidão pelos acontecimentos do último mês II

Na sequência do inesquecível Maio de 2009, tive a oportunidade de conhecer um grupo que me abriu horizontes e com quem eu teria a felicidade de encontrar no início de junho mais uma vez, para confirmar minhas previsões de que minha vida começa uma nova fase agora.

O grupo Sol Brasil, entidade que representa a Sol (Society for Organizational Learning) no país e se reúne nas primeiras sextas-feiras de cada mês, com sua simplicidade e generosidade, proporcionaram, em duas manhãs (08 de maio e 05 de junho) uma experiência inesquecível. Na primeira, tive a honra de participar de uma conversa que serviria de alimento para a reunião mundial da Sol a respeito de seu futuro como rede de aprendizado e compartilhamento. Uau! E na segunda.... bem a segunda eu volto a comentar mais tarde... A Sol trabalha a partir de conceitos de pensamento sistêmico introduzidos por Peter Senge em seus livros A Quinta Disciplina, Presença e o mais recente A Revolução Decisiva. Enquanto participava destes encontros, tive a oportunidade de ler Presença que recomendo a todos!

Aí, como se já não bastasse de emoções no mês, entre 14 e 16 de maio participei do Change Lab, um curso sobre inovação em sistemas sociais complexos. A abordagem da Teoria U, também mencionada no livro citado acima, proporciona a vivência dos 3 movimentos propostos pelo U (co-sentir, co-presenciar e co-criar).

Inspirados pelo tema 'Consumo Consciente' e com a parceria do Akatu, o grupo esteve em contato com diversos elementos do sistema relacionado ao consumo e pôde ver o problema de dentro, identificando modelos mentais e estruturas sistêmicas que hoje colaboram para que a nossa sociedade seja tão consumista. Tive a oportunidade de conhecer pessoas e lugares relacionados com o universo do consumo, e trazer a minha participação à tona de uma maneira inexplicável. Criou-se um compromisso tão íntimo daquele evento, que cada vez mais reafirma minha convicção de que só podemos mudar algo que conhecemos profundamente.

Continua.........................

0 comentários: