14 de outubro de 2009

15 de outubro - Um dia sem sacolas plásticas

O Ministério do Meio Ambiente anunciou que amanhã, 15 de outubro será o Dia do Consumo Consciente. Para mobilizar as pessoas sobre a questão o Governo lançou a campanha "Um da sem sacolas plásticas".

No Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolas são utilizadas por hora no Brasil. Ou seja, 36 milhões por dia. Essas sacolas causam são extremamente prejudiciais para o meio ambiente:

  • Causam problemas para animais aquáticos, que as confundem com comida e as ingerem, ou ficam presos dentro delas;
  • Voam para as ruas e entopem bueiros e canos, contribuindo com enchentes;
  • São feitas a partir do petróleo, recurso natural finito, que poderia ser usado na fabricação de itens realmente necessários;
  • São utilizadas para guardar lixo, e demoram cerca de 100 anos para se decompor, trazendo problemas para os lençóis freáticos.

Estão amanhã, nada de usar sacolas plásticas. Coloque sua sacola retornável na bolsa ou mochila amanhã. Vamos evitar que o nosso planeta "vá pro saco".

Saco é um Saco! Dia do Consumo Consciente: 15 de Outubro

2 comentários:

Anônimo disse...

Projeto Lixo Zero


Obs: Informo que estamos implantando o sistema de Coleta Seletiva para preservação do Meio Ambiente e incentivo ao Consumo Consciente com o programa de entrega voluntária de material reciclável ( PEVS ), para doação a Cooperativa Vitória da Penha e estamos recebendo qualquer tipo de material reciclável que possa ser reutilizado na indústria da reciclagem, inclusive roupas usadas, agasalhos, sapatos, chinelos, pilhas e baterias, óleo de cozinha armazenados em garrafas PET ou em potes de vidro, e desta forma gerar emprego e renda para catadores de rua, pois estamos com o compromisso de arrecadar 10 toneladas de material reciclável em 2009 e até o momento já conseguimos atingir a meta de 6 toneladas, faltando apenas 4. Caso tenha interesse em divulgar esta ação ou colaborar com o projeto Sabesp 3Rs, ( Reduzir, Reutilizar e Reciclar ), solicito a gentileza de entrar em contato conosco para maiores detalhes. wbazilio@sabesp.com.br, ou acessar nosso blog em bancodoplaneta.com.br e ver a implantação do projeto lixo zero.

Gente, é muito fácil acabar com as sacolas plásticas dando incentivo aos colaboradores do projeto do governo ( Saco é um Saco ), utilizando apenas um saco de ração vazio de 15 kilos, basta depositar todo o lixo dos banheiros e todo lixo comum não reciclável, inclusive o resto de óleo de fritura misturado com detergente que não pode ser depositado na pia e nem mesmo no jardim com terra, pois contamina os lençóis freáticos, este resíduo contaminante deve ser depositado dentro do saco de lixo comum não reciclável para ser absorvido pelo papel toalha usado ou pelo papel higiênico, o óleo de cozinha usado deverá ser depositado em garrafas PET e enviado para a Sabesp que irá doar este líquido para a Cooperativa Vitória da Penha, quanto ao lixo orgânico, o mesmo deve ser colocado em uma composteira e deve-se fazer a compactação do lixo dentro do saco com um pedaço de madeira ou cano de papelão que é utilizado em máquinas ploter.Depois basta colocar o saco de lixo aberto exposto ao sol para eliminar a umidade e o mal cheiro, e uma vez por semana fazer a compactação. Depois é só amarrar a boca e depositar no caminhão da Prefeitura ou enviar para alguma Cooperativa que irá reutilizar a embalagem de plástico novamente para as indústrias de reciclagem.Para maiores detalhes enviar email para wbazilio@sabesp.com.br

Resultados mensais obtidos em casa para redução da geração de lixo e Consumo Consciente para proteção do Meio Ambiente e das gerações futuras, geramos apenas 1% de lixo e 99% de material reciclável para a Sustentabilidade do Planeta e geração de trabalho e renda para catadores de rua.


Consumo Consciente de água de 11m3 para 6m3 c/ a captação da água da chuva e coleta da água do tanque e da máquina de lavar.
Geração de lixo comum não reciclável: 4 kilos
Geração de lixo reciclável para doação a Cooperativa Vitória da Penha: 50 kilos
Geração de material orgânico que vai para a composteira: 40 kilos.
Geração de embalagens plásticas na hora do almoço: 264 unidades ao ano
Geração de lixo reciclável ( papel ) recebido nas ruas pelos panfleteiros: 528 unidades ao ao.
Geração de copos descartáveis na hora do almoço: 264 ao ano que vai para doação a Cooperativa Vitória da Penha.
Geração de sacolas plásticas que vão para o lixo: 0 - campanha Saco é um Saco: utilizamos a sacola reutilizável
Fórmula para o sucesso do programa: Todo nosso lixo é prensado e compactado em apenas um saco reforçado de ração vazio de 15 kilos e amarrados com barbante onde são enviados para a Cooperativa que deposita o lixo comum não reciclável nos containers de lixo e reaproveita a embalagem para as indústrias de reciclagem.

Beleza Sustentável ® disse...

Nos dias 10 e 11 de Março de 2010, Semana do Dia da Mulher, acontece o Evento Beleza Sustentável 2010 no HSBC Brasil em São Paulo, SP.
Considerado o mais importante Evento de Saúde, Bem-Estar e Beleza do Brasil, o Beleza Sustentável vai reunir empresas, marcas que mais se destacam, e conta com 15 renomanos palestrantes e principais especialistas brasileiros, nas áreas de Saúde Física, Mental, Financeira, Estética, Plástica e Beleza, Alimentação Saudável, Esportes e Fitness, Recursos Humanos, Ensino e Educação, Responsabilidade Sócio-Ambiental, Comunicação e Marketing.

Beleza Sustentável 2010 será um evento inovador que marcará a atuação das empresas que buscam, além de uma atuação socialmente responsável, possam contribuir para o Desenvolvimento Integral da Saúde, Bem-Estar e Beleza de todos, das gerações atuais e também das futuras.

Apoie, participe, inscreva-se : http://www.belezasustentavel.com.br

maiores nformações, ligue : 11-5051-3130