19 de maio de 2009

Eco Reality Shows - Ampliando a consciência dos indivíduos

Finalmente a mídia descobriu um jeito mais simples, criativo e interessante de tratar a questão da consciência individual para a sustentabilidade. No último mês, quase que simultaneamente, foram lançados dois 'Eco' Reality Shows. O Ecoprático, na TV Cultura e o Mudança Geral, um quadro do Fantástico, na TV Globo.

O Ecoprático segue uma tendência mais moderninha, são dois apresentadores descolados, que a cada semana visitam casas e apês com famílias de todos os tamanhos e estilos de vida, dando dicas de mudanças de hábitos a partir de 10 'ecocritérios', como energia, água, resíduos, bem-estar, consumo, entre outros. O programa é exibido aos domingos, a partir das 19h com reprise todas as quartas-feiras.

Já o Mudança Geral acompanha por várias semanas a vida de uma única família, os Meneghini, que são o exemplo típico da família de classe média, com hábitos bem comuns e pouquíssima informação sobre seu impacto para o planeta e para a sociedade. A diferença está na presença de consultores renomados no campo da sustentabilidade, que visitam a família trazendo orientações bem detalhadas, porém com a linguagem bastante acessível. Além disso, seguindo o formato 'global' de reality show, o telespectador também pode participar, escolhendo o desafio de cada semana para a família Meneghini.

Agora que o tema caiu na boca do povo, só nos resta torcer para que a audiência supere as expectativas e que as emissoras de TV comecem a descobrir a 'educação que vende'.

Quem sabe não está aí, na convivência do lucro com o conteúdo educativo, a resposta que precisamos para nos livrar desta avalanche de asneiras que invade a programação oferecida para as massas no Brasil, tão carentes de educação qualificada?

0 comentários: