17 de abril de 2009

As sete tarefas ecológicas das Religiões


1. Interpretar a condição humana no quadro da vida planetária

Especialmente para que o ser humano se situe adequadamente no mundo, inserindo-se, dialogando e construindo – em vez de distanciar-se, isolar-se e destruir-se, destruindo também o meio-ambiente.

2. Desenvolver a consciência ecológica de seus seguidores

Traçando as coordenadas cósmicas e terrenas do ser humano, as religiões cumprem uma função pedagógica: situam a pessoa “dentro” e “em relação” ao com o universo, o planeta, com a vida, enfim. Inserir as pessoas nesta relação é um processo educativo. A vida (mineral, vegetal, animal e sideral, com suas múltiplas imbricações) se afirma como peça irrenunciável do cenário religioso. Muitos autores acreditam que este olhar sagrado sobre si mesmo e a Natureza contribui para o crescimento da consciência ecológica das pessoas.

3. Participar da elaboração de uma epistemologia ambiental

Emergem ensaios de uma nova epistemologia, voltada para o saber complexo. Nesta direção convergem os ensaios interdisciplinares, o diálogo entre Ciências Humanas e Ciências Naturais e o encontro das várias esferas de realização do humanum com seus saberes (Arte, Direito, Ética, Comunicação, Psicologia, Sociologia, Religião). Segundo os autores, não se trata apenas de reconfigurar o conhecimento, mas de colocá-lo a serviço da vida do Planeta – o que requer também a revisão epistemológica.

4. Promover a ética ecológica pessoal, comunitária e global

Vários autores e líderes acreditam que as Religiões podem ser parceiras valiosas na promoção de uma ética ecológica, de nível triplo: pessoal, comunitária e global. Destacando aspectos diferentes, os ensaios nesta direção convergem na cidadania planetária, na educação para a paz, na sacralidade da vida e da Natureza, que motivam a busca de uma relação sustentável com o Planeta.

5. Dialogar em conjunto sobre questões ecológicas

As Religiões formam um cenário auspicioso para o diálogo entre ecologia da Natureza e ecologia do Homem: seu patrimônio místico, seus valores, sua força de convocação, com núcleos distribuídos nas cidades, países e continentes, possibilitam avançar neste sentido.

6. Atuar em conjunto em causas ecológicas

As Religiões devem atuar mais conjuntamente em benefício da justiça, paz e ecologia.

7. Reencantar a natureza

O “reencantamento” da Natureza é proposto, não com base numa leitura anacrônica das mitologias, mas com base nos conteúdos e valores milenares delas – arquetípicos, centrais e duradouros – capazes de educar comportamentos sustentáveis.


Adaptado de: RELIGIÕES, ECOLOGIA E SUSTENTABILIDADE - Dr. Pe. Marcial Maçaneiro, SCJ. Veja texto na integra aqui.

0 comentários: