17 de abril de 2009

Jogos que estimulam nossa Consciência

Acredito que seja muito comum na classe média brasileira, a crença de que com força de vontade é possível superar qualquer adversidade. Cada família parece possuir um parente (avô, pai, mãe, tio, etc) que, com fibra e determinação, superou uma condição de pobreza extrema, permitindo que a família melhorasse de vida.

Não descarto o papel fundamental da vontade em qualquer empreendimento humano. Entretanto, não acho que as coisas sejam tão simples assim. O jogo Ayiti: The Cost of Life, desenvolvido pela Global Kids and GameLab, é uma ferramenta importante para mostrar as limitações deste tipo de pensamento.

O jogo traz a história de uma família rural haitiana que luta para sobreviver em um país subdesenvolvido. A missão do jogador é fazer com que pai, mãe e três filhos consigam saúde, educação e renda durante um ano completo. Todos os fatores interferem na vida dos personagens e situações inesperadas surgem a todo o momento.

“(...) Ayiti: The cost of life, é ambientado na zona rural do Haiti. O jogador controla uma família local, sem qualquer grau de escolaridade, em busca de prosperidade dentro de uma estratégia previamente escolhida dentro das quatro disponibilizadas: felicidade, dinheiro, educação ou saúde. Nessas condições, o jogador é levado a usar de toda a força familiar para que um ou outro membro da família tenha “sucesso”. Dadas as adversidades impostas pelo contexto, é muito improvável garantir que as benesses atinjam a todos e, por isso, o trajeto do jogador é marcado por sacrifícios e dilemas. Não é raro algum familiar morrer no processo, outro ser infeliz; porém, há como alcançar os objetivos propostos (dois dos cinco membros conseguirem um diploma, por exemplo, ou a família ter um padrão razoável de vida)”.

“(...) Situações que podem ser impensáveis para jovens de classe média de regiões urbanizadas, por exemplo, apresentam-se ali como problema a ser resolvido. Comprar uma bicicleta pode facilitar a vida da família para andar por milhas em estrada de terra até o emprego. Optar por comprar uma cama – o que gera conforto para toda a família – ou um rádio – que pode gerar diversão – também é um tipo de escolha que não parece usual num ambiente familiar mais abastado”.

Talvez uma das escolhas mais difíceis que o jogador tenha que fazer seja: Você tem três filhos, mas só pode mandar um para a escola, qual você escolheria?

1 comentários:

Andy disse...

muito bom o jogo, a gente começa achando que é fácil equilibrar o trabalho, os estudos, a saúde das crianças, mas todas as vezes que joguei não passei do segundo ano... dá uma boa noção do que é a vida com recursos restritos!