27 de abril de 2009

Da Vinci foi um Ser Consciente

O post abaixo, sobre Leonardo Da Vinci, me faz pensar o quanto podemos realizar quando não nos dominamos pelas teorias. O quanto é importante PARTIR PARA A AÇÃO, mesmo quando não sabemos tudo. E pensei também, que o mundo avançaria muito se tivesse outros procrastinadores como ele.
Have fun!

Feliz Aniversário Da Vinci!
(Ricardo Jordão Magalhães)


"Eu estou impressionado com a urgência de fazer. Saber não é o suficiente, nós precisamos aplicar o que sabemos. Ter vontade não é o suficiente, nós precisamos fazer."
Leonardo Da Vinci

Leonardo Da Vinci nasceu no dia 15 de Abril no ano de 1542 como filho ilegítimo de Piero da Vinci. Da Vinci foi aprendiz de Andrea Del Verrocchio, famoso artista da época, mas logo desenvolveu o seu próprio estilo de pintura que se transformou em um alto padrão renascentista adotado vinte anos depois por Michaelangelo e Rafael.

O seu trabalho principal era a pintura, mas a sua mente imaginativa e inventiva o levou a outros campos do conhecimento, tais como inventor, cientista, engenheiro, arquiteto, escultor, músico, matemático, anatomista, astrônomo, geólogo, biólogo e filósofo.

Leonardo teve muitas idéias a frente do seu tempo. Os diários que resistiram ao tempo mostram desenhos de novos tipos de relógios, máquinas voadoras etc etc etc. Ele escreveu o primeiro livro sobre anatomia humana e foi o primeiro ser humano a compreender que a luz da Lua era um reflexo da luz do Sol.

"Salas pequenas disciplinam a mente, salas grandes a enfraquecem". Da Vinci.

Mas Da Vinci não completou os grandes projetos que ele desenhou em seus diários. Da Vinci pulava de um tópico para o outro com grande velocidade, terminando pouca coisa em vida.
Nem a Monalisa ele entregou. Quando morreu, ele tinha em sua posse apenas 20 pinturas, entre elas a Monalisa. Aparentemente, ele ainda estava trabalhando nessas obras.

"A pior coisa do mundo é quando você vê a teoria vencer a performance". Da Vinci.

Nos dias de hoje, Da Vinci talvez fosse contratado como Chefe de Pesquisas de Alguma Universidade Famosa. Nada mais do que isso. Ele deixou muitas anotações, mas pouca coisa prática para colocar em um portfólio de verdade.
Durante 35 anos, Da Vinci anotou os seus pensamentos em dezenas de diários, estima-se hoje que algo em torno de 100 volumes foram escritos. Muito se perdeu. Apenas 5 mil páginas foram preservadas, algumas delas arrematadas por Bill Gates alguns anos atrás.

"Uma vez que você tenha experimentado o gosto de voar, você passará a andar pela Terra com os olhos voltados para o céu". Da Vinci

Leonardo era o tipo de pessoa que hoje chamamos de "gênio". Mas ele tinha sérios problemas em focar sua mente em um único projeto por um longo período de tempo. Depois de resolver os problemas conceituais, Da Vinci perdia o interesse pelo assunto até que alguém o cobrasse de alguma coisa. Além disso, Da Vinci fazia o tipo perfeccionista sobre detalhes mínimos que ninguém conseguia enxergar. Essa é uma das razões porque os seus trabalhos nunca terminavam.

"Leonardo da Vinci foi um procrastinador irremediável. Leonardo tinha medo do sucesso, ele nunca deu o melhor de si para nada. Dessa maneira não existiam chances de falhar. É melhor sabotar-se a si mesmo do que se expor ao ridículo." Giorgio Vasari, biógrafo de Da Vinci.

Pode-se dizer que Da Vinci foi o mais famoso Ser Humano com Distúrbio do Déficit de Atenção a passar pelo planeta. Por outro lado, talvez não tenha surgido na face da Terra, alguém com tantos insights relevantes para diferentes áreas como Da Vinci.

"Eu ofendi a Deus e a Raça Humana ao entregar um trabalho que não atendeu a qualidade mínima necessária. " Da Vinci, no leito de morte.

Procrastinação é mais do que um defeito da nossa personalidade. É uma doença que precisa ser cuidada com carinho para não deixar se transformar em algo mais grave. Eu penso que a melhor coisa que podemos tirar da procrastinação é a certeza do que queremos fazer na vida. Quando procrastinamos algo, é porque esse algo é a coisa mais importante para nós.

Se você tem dúvidas sobre onde é bom, no que é bom, ou sobre o quê realmente deseja fazer na sua vida, basta olhar para as coisas que você está barrigando com alguma desculpa furada.

Escrever diários, blogs, twitters, conversar no messenger é dú caramba, mas quais são as coisas REAIS que você tem entregue nos últimos tempos? NADA MENOS QUE ISSO INTERESSA!

Fonte: BIZREVOLUTION

0 comentários: