17 de abril de 2009

Dicas de Literatura Consciente I

DESENVOLVIMENTO COMO LIBERDADE – AMARTYA SEN

Vivemos em uma era de abundância e prosperidade sem precedentes. Mas a pobreza persiste. O problema da miséria revelou-se muito mais complicado do que a viagem à Lua ou a produção da bomba atômica.

A abordagem econômica tem afirmado que a solução é o “desenvolvimento”. Mas se nos interrogarmos sobre o significado do termo, podemos perceber que não é de fácil definição.

Amartya Sen propõe uma nova abordagem: a visão do desenvolvimento como liberdade. De acordo com esta perspectiva, o desenvolvimento consiste na remoção dos vários tipos de restrições que limitam as escolhas e as oportunidades das pessoas, que procuram essencialmente viver bem e por mais tempo.

Essa proposta contrasta com outras mais restritas, que identificam o desenvolvimento ao crescimento da produção, aumento dos rendimentos, industrialização e progresso tecnológico.

A natureza radical da concepção do autor está justamente em colocar a questão da liberdade no cerne do desenvolvimento, não como meio para atingi-lo, mas como fim. Assim, o desenvolvimento do capital humano não deve ser avaliado unicamente por sua contribuição para o aumento da capacidade produtiva. É um bem em si, aumentando diretamente o bem estar e a liberdade das pessoas.
Texto adaptado. Veja artigo original na integra.
SERVIÇO:

Título: Desenvolvimento como Liberdade
Autor: Amartya Sen
Editora: Cia das Letras
Ano: 2000

Gostou do livro? Economize papel, compre o livro usado.

0 comentários: