11 de maio de 2009

João Buracão: O Ser Consciente tem senso de humor

Esta história é a cara do blog! A soma de consciência e bom humor só podia resultar em uma iniciativa como esta.
Parabéns Irandir! Você é um Ser Consciente!

Publicada no fantástico - dia 03/05/2009

João Buracão é a celebridade do momento no Rio de Janeiro. Recebeu convites para ir a festas, encontrou-se com artistas, teve até audiências com prefeitos.


Nascido há menos de três meses, já virou tema de quatro funks, um pagode e um folheto de cordel. Também apareceram as primeiras pretendentes: Hilda Buracão, Maria Buraquete. Só que João não fala da vida pessoal. Mas, afinal, por que tanta fama?

João Buracão é filho do borracheiro Irandir da Rocha. “Em frente ao borracheiro onde eu trabalho, tinha uma cratera muito grande”, conta ele. Irandir fez o boneco e botou no buraco. “As pessoas passaram a respeitar um pouco mais, já entravam na rua com menos velocidade e desviavam do buraco”, lembra ele.

O jornal Extra gostou da ideia e publicou a cena na primeira página. Resultado: no dia seguinte, o buraco estava fechado. E o povo começou a clamar pelo novo herói, como mostra uma gravação do Serviço de Atendimento ao Leitor do jornal. “Quero solicitar o boneco João Buracão, qual é o procedimento?”, pergunta uma leitora.

“Foi encaminhada a solicitação com a presença do João Buracão no bairro da senhora, algo mais?”, diz a atendente. Pelos cálculos da turma do Buracão, de fevereiro para cá, João foi responsável pelo fechamento de mais de dois mil buracos, porque a prefeitura vai fechar um buraco e já fecha tudo o que tem em volta, para ele não aparecer mais.

“Se as eleições fossem hoje, eu votaria no João Buracão”, comenta o aposentado Miguel de Oliveira. João chegou a ser agredido, sofreu sequestro-relâmpago, mas jamais desistiu de sua missão. “E ele vai fechar muito mais, isso é só o começo”, garante Irandir. É só o começo mesmo, porque a missão desse herói não vai ficar estrita ao Rio de Janeiro. Agora, João Buracão pega a estrada. Do Rio de Janeiro, nosso herói foi para a Bahia. Deu plantão na BR-324, perto de Salvador, onde passam 40 mil veículos por dia. No feriado, esse número dobra: 80 mil carros. “O que você vai fazer com essa buraqueira na estrada?”, pergunta um motorista.

Buracão na estrada de novo: foi para o interior de São Paulo. Ele esteve na SP-171, opção para ir de São Paulo a Paraty. “Ele vai ter muito trabalho, tem muito buraco por aqui”, observa o engenheiro Flávio Escobar. Em Minas Gerais, João Buracão visitou um trecho da BR-040. A rodovia é uma das maiores do Brasil. Por estas terras, João Buracão ainda teve que ouvir desaforo. “Ele é feio, igual ao buraco mesmo, muito feio!”, brincou um motoqueiro. No Ceará, a CE-371, que dá acesso à praia de Canoa Quebrada, virou um campo minado.

O pessoal querendo passar o feriadão num lugar tão famoso e pega uma estrada tão ruim. “Não tem autoridade para consertar esse negócio, para nós turistas podermos chegar aqui numa boa”, reclama a comerciante Marilze Brito. E lá ele não viu nada de canoa quebrada, viu foi carro quebrado. “Quem é que vai pagar meu pneu?”, quer saber o advogado Luís Antônio Batista. Infelizmente aí o João já não pode ajudar. “

João, fala! Fica só calado”, reclama uma mulher na rodovia. Ele também não é muito de falar não, mas é de fazer. Ele denunciou buracos que infernizam a vida de motoristas pelo Brasil afora. João Buracão fez sua parte. Agora, chegou a vez das autoridades.

1 comentários:

Anônimo disse...

Sr. João Buracão, seria possível fazer uma visita aqui em Sorocaba, interior de SP ? Estou com um baita buracão em frente à minha casa e os órgãos públicos daqui não fazem nada; só jogam areia que a chuva diária leva embora.