28 de julho de 2009

Jogos que estimulam a nossa consciência II

Food Force

Um jogo gratuito e divertido criado pela ONU em prol da conscientização dos jovens sobre a fome mundial.

Fonte: Baixeaki

Uma crise de proporções monstruosas se desenvolveu numa ilha do Oceano Índico, a ilha de Sheylan. Nós estamos mandando um novo time participante do World Food Programme (WFP), um programa contra a fome criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ajudar a alimentar milhões de pessoas que passam fome em todo o planeta.

Um avião sobrevoa a zona da crise. Há guerra, sede e as pessoas passam fome. A aeronave sobe um pouco antes de lançar seu primeiro estoque de comida. Um caminhão luta encalhado na lama, a estrada é traiçoeira e os rebeldes se revoltam. A população está ansiosa, apenas esperando numa calamidade com a escassez da comida. Este é o cenário fictício de Food Force.

Este game não é um filme de ação, mas o primeiro jogo humanitário sobre o problema da fome mundial, lançado oficialmente pela ONU em prol da conscientização e da busca de auxílio contra uma das maiores aflições do mundo contemporâneo.

O grande objetivo é comunicar-se com os jovens e crianças. E nos dias de hoje isso significa o uso de tecnologias de ponta. As crianças de países desenvolvidos não sabem o que é ir para cama sob o jugo da fome. Esse foi um dos motivos pelos quais este jogo foi desenvolvido de forma dinâmica e educativa, gerando o interesse e explicando sobre a fome, matanças e chacinas, AIDS, malária, tuberculose e pessoas menos favorecidas economicamente.

Encontre pessoas famintas.

Durante o jogo existem seis missões diferentes com o time de emergência de voluntários da Food Force. O jogador se depara com um número de desafios realistas com o objetivo de alimentar milhares de pessoas famintas numa ilha fictícia. Você deve pilotar helicópteros em missões de reconhecimento, negociar com rebeldes armados num comboio e usar os suprimentos para auxiliar na reconstrução das vilas.

O formato de jogo de computador é uma tecnologia didática muito mais eficiente, atraindo a atenção dos jovens com vídeos e imagens em 3 dimensões. A ONU também espera a contribuição dos usuários com novas idéias para a erradicação de problemas, angariação de fundos e envolvimento da comunidade.

Situada em Roma, na Itália, a World Food Programme é a maior agência humanitária do planeta. Ele está ativa nas linhas de frente em mais de 80 países para ajudar a alimentar cerca de 90 milhões de pessoas por ano. Através de planos emergenciais, a WFP alivia a fome providenciando refeições para o maior número de pessoas possível.

Voltando ao game, Food Force abre-se com uma seqüência de vídeo de arrepiar aonde o jogador é surpreendido por uma crise. O time da WFP aparece como personagens animados que guiam o jogador.

Entregar suprimentos de comida envolve uma série de tarefas complexas. Antes de cada missão, o jogador é presenteado com um segmento de vídeo educativo que pretende revelar um pouco da realidade, ilustrando o campo de trabalho e permitindo a compreensão de como a WFP responde às emergências na vida real.

De onde a comida se origina, os valores nutricionais apropriados e como isso é feito são respostas apresentadas no game. A partir daí, o jogador estará apto a participar de um desafio. Cada desafio reflete um elemento chave do processo de entrega de comida - da resposta emergencial até a estocagem de comida com segurança para a comunidade.

As Missões

Monitoramento Aéreo: Um jogo clássico de "encontrar", envolvendo a pilotagem de um helicóptero na contagem de pessoas famintas numa luta contra o relógio.

Pacotes de Energia: Uma combinação de jogo de adivinhar e quebra-cabeça para criar uma dieta balanceada com fundos limitados.

Entrega de Comida: Entregue comida de um avião cargueiro numa zona em crise - com a jogabilidade de um jogo clássico de golfe.

Localizar e Despachar: Resolva quebra-cabeças da logística da comida correndo contra o relógio.

A Corrida da Comida: Uma série de mini desafios de carros no estilo comboio indo para um campo de alimentação.

Agricultura do Futuro: "Sim City" em Sheylan - use a comida para ajudar a ilha a andar com suas próprias pernas novamente.

No fim de cada missão, os personagens apresentam um feedback da performance do jogador e encorajam a repetição, se necessário. Quando o jogador completa todas as seis missões, o game termina e a pontuação é enviada para um ranking internacional. E agora, quem disse que os jogos educativos não podem ser divertidos?

BAIXE FOOD FORCE

0 comentários: