3 de julho de 2009

Fazendas na cidade - Saude, cidadania e consciencia ecologica

Mais uma contribuição da nossa correspondente internacional, Melissa:

T
odas as consequencias que estamos agora notando sobre nosso modo de vida contemporaneo tem levado a muitas pessoas a pensarem e agirem de uma forma que reuna os antigos conhecimentos com as necessidades atuais de consumo de nossa sociedade. Considerando que estamos numa era na qual enfrentamos grandes desafios como Efeito Estufa, violencia e pobreza, epidemia de obesidade e doencas metabolicas, parece complicado pensar numa solucao para tantos problemas espalhados por todo o mundo.

Nao para Will Allen. Allen eh um fazendeiro urbano. Isso mesmo, producao agricola na cidade. O que parecem dois conceitos distantes, e ate contraditorios, transformou a comunidade onde ele vive, no Winsconsin. Tudo comecou, em 1993, com as criancas, num projeto de jardinagem que incluia jovens sem lugar para trabalhar. Allen tinha uma pequena propriedade e uma grande vontade de fazer a diferenca, entao desenvolveu tecnicas de cultivo e programas educacionais que foram alem das abordagens tradicionais, e juntou, literalmente, a fome com a vontade de comer.

A partir da necessidade dessa populacao de melhor qualidade de vida - mais empregabilidade, mais educacao,
mais saude - eh que a ONG Growing Power surgiu, na qual Allen eh o CEO e co-fundador. Com o objetivo de transformar o cultivo, a producao, e a distribuicao de alimentos saudaveis para a mal-servida populacao da cidade, o esforco de Allen e da Growing Power eh no reconhecimento de que a populacao de baixa renda das cidades tem acesso limitado a frutas e vegetais frescos e seguros de se consumir, o que estah diretamente ligado a dieta pobre em nutrientes e, consequentemente a doencas cardiovasculares, obesidade e diabetes.
Como melhorar essa situacao, considerando que uma abordagem "de volta ao campo" nao iria funcionar? E entao, como proporcionar alimentos frescos, organicos, e de baixissimo impacto ambiental? E ainda com baixo preco final para o consumidor?

O modelo holistico de cultivo de Allen incorpora uma sintese de varias tecnologias de cultivo de baixo custo - estufas, uso vertical do espaco, aquicultura, vermicultura, compostagem - com uma rede de distribuicao urbana, que fornece produtos o ano todo. Os pontos a se destacar nesse tipo de abordagem passam desde a otimizacao da producao organica de vegetais e animais acessivel a todos, ate um menor custo e menor rastro de carbono na distribuicao, por se localizar ao lado do consumidor final.

Por meio de parcerias com organizacoes locais, as atividades da ONG se expandiu, nesta ultima decada, e passam tambem por treinamentos de jovens e adultos, que sao incentivados a produzir comida saudavel para sua comunidade e a estabelecer novas fazendas urbanas.Will Allen continua seu trabalho como educador, fazendo palestras nos EUA e pelo mundo para inspirar fazendeiros urbanos.

Saiba mais sobre a Growing Power
Growing Power eh uma organizacao nao governamental que ajuda a fornecer acesso igualitario a alimentos saudaveis, de alta qualidade, seguros e baratos, de forma sustentavel. Hoje, seu compromisso se estende nacional e internacionalmente na promocao de sistemas sustentaveis de producao de alimentos. Seus treinamentos incluem informacoes sobre processamento anaerobico de sobras de alimentos, biofitocorrecao e saude do solo, aquicultura em sistemas de looping fechado, vermicultura (minhocas), compostagem em pequena e grande escalas, agricultura urbana, engajamento comunitario, desenvolvimento de lideranca participativa, e planejamento de projetos.


0 comentários: