17 de abril de 2009

Jogos que estimulam nossa Consciência II

Listamos abaixo mais alguns jogos que "fazem pensar":
Categoria: Energia
Desenvolvido por: Wunderman e WWF
Descrição: Em a Hora do PlanetaLuzes Apagadas, o jogador deve apagar o maior número de luzes possível na cidade em um determinado período de tempo. A aventura é bem diverta e estimula o consumo consciente.
Categoria: Saúde Pública
Desenvolvido por: Playerthree
Descrição: Previna o mundo de grande desastres da natureza. Este jogo foi considerado pela Nações Unidas como muito real e importante, por abordar questões relevantes como salvar vidas e reduzir o impacto financeiro causados pelos desastres naturais.
Categoria: Conflitos Globais
Desenvolvido por: ImpactGames
Descrição: PeaceMaker foi inspirado pela real situação de conflitos entre Israelenses e Palestinos. O objetivo é claro mas não fácil: trazer a paz para o Oriente Médio. O jogador pode ter a experiência de ser um ganhador do prêmio NOBEL ou de tragicamente levar a região a um culminante desastre. Este jogo foi premiado no G4C AWARD.
Categoria: Sócio-ambiente
Desenvolvido por: Molleindustria
Descrição: No McDonald's Video Game o jogador torna-se produtos, gerente e gestor de uma emrpesa ficticia. Trabalhando com toda a cadeia de produção, o jogo expões o quão sócio e ambientalmente não-sustentável a industria do fast food pode ser.
Categoria: Produção de resíduos
Desenvolido por: Gotham Gazette
Descrição: The Garbage Game posibilita ao jogador o lugar de gerenciador de todos os resíduos de uma grande cidade, no caso, Nova York. Todas as decisões, de todo o trajeto do lixo fica por conta do jogador que irá gerenciar do lixo domiciliar ao departamento sanitário.
Categoria: Economia
Desenvolvido por: Zelian
Descrição: Já imaginou como será gerir uma indústria sustentável? Nesse game, o jogador terá que administrar uma indústria de PVC e todo seu ciclo de vida. Tomando decisões sócio-econômicas e desenvolvimentistas, terá como objetivo criar de maneira próspera uma produção sustentável até o ano 2010.
Categoria: Direitos Humanos
Desenvolvido por: Florent Guinier, Karim Osman, Patrick Boutot, Vincent Theriault
Descrição: O jogo de aventura se passa na China. O jogador será um jornalista reponsável por fotografae e publicar artigos como forma de ajudar e alertar quanto a roblemas relaconados aos direitos humanos.
Categoria: Consumo Consciente
Desenvolvido por: WWF
Descrição: Neste jogo, o participante terá que administrar uma casa objetivando a diminuição do desperdício. Cada tarefa realizada reduz o “medidor de desperdício” . Ao decorrer do jogo, dicas de como administrar sua casa de maneira eco eficiente ajudarão na rotina e na absorção de uma postura mais sustentável no dia a dia.
Categoria: Poluição Industrial
Desenvolvido por:WWF
Descrição: Não se engane, este jogo aparentemente simples mostra de maneira divertida como o crescimento das fábricas de energia suja muitas vezes acontece na realidade. Com o desenrolar da fases, as fabricas poluentes começam a aparecer muito mais rápido e em maior quantidade. Durante a diversão, algumas informações sobre a poluição e o meio ambiente municionam o jogador de uma consciente mais ecológica.
Esperamos suas sugestões de bons "jogos do bem".

1 comentários:

Andy disse...

Excelente post Gill, Joguei todos, só não consegui jogar o de direitos humanos. Tenho um para indicar bem interessante no site do Banco Real - www.bancoreal.com.br/sustentabilidade - também é um jogo educativo sobre direitos humanos. Vale a pena conferir!
Abraços,
Andy