24 de fevereiro de 2010

O ser consciente sabe tirar um bem das consequências de um mal

Mais um artigo publicado pelo meu irmão, que dedica sua vida a serviço de Deus.

Deus e a Tragédia no Haiti
Maurício Outeiro, LC

Publicado por Cesny em 16/2/2010 (135 leituras)

Já faz uns dias que todos nos ficamos atônitos com as noticias de milhares de mortos e desabrigados com resultado do terremoto ocorrido em Haiti.

Acompanhando recentemente essa tragédia que aconteceu na ilha no inicio do ano de 2010, muitas coisas podem passar pela nossa cabeça. Uma pergunta que pode surgir é a seguinte: Por que Deus pode permitir isso?

Claro que é verdade que muitas vidas se perderam nessa horrível tragédia, e que Haiti que já era um país pobre, agora está passando por momentos bem difíceis. Se Deus que é infinitamente bom, e nos ama com um amor infinito, por que permite o mal nesse mundo?

O Catecismo disse para todos os cristãos: “Assim, com o tempo, é possível descobrir que Deus, na sua onipotente Providência, pode tirar um bem das consequências de um mal (mesmo moral)” (Catecismo da Igreja Católica nº. 312).

Se prestarmos atenção em algumas noticias nos jornais e na Internet; é incrível ver quantas almas estão se mobilizando para ajudar essas pessoas necessitadas. Não somente organizações governamentais, a Igreja também está se mobilizando através de suas instituições de ajuda.

Uma notícia interessante é de um menino inglês de sete anos, Charlie Simpson, que depois de ver as imagens do terremoto no Haiti, resolveu arrecadar fundos para o UNICEF através de um site de Internet: JustGiving.com para ajudar os flagelados no Haiti. Sua ideia foi percorrer de bicicleta um parque em Londres e pedir que patrocinassem sua causa. Sua iniciativa virou um fenômeno internacional e as doações já chegam a mais de 200 mil euros.

É fácil ver somente uma cara da moeda e esquecer que Deus atua nos corações das pessoas mesmo em momentos de dificuldades ou sofrimento; que é através do sofrimento que nós, como cristãos, encontramos o amor de Deus, em Jesus Cristo que sofreu na cruz por nós.

Não podemos esquecer que nós estamos chamados, através das nossas possibilidades, a ajudar os que sofrem imitando a Jesus Cristo. Como disse o Papa Bento XVI: “o indivíduo não pode aceitar o sofrimento do outro, se ele pessoalmente não consegue encontrar no sofrimento um sentido, um caminho de purificação e de amadurecimento, um caminho de esperança”. (Spe Salvi nº 36).

Temos que ajudar as pessoas a descobrir o verdadeiro sentido do sofrimento humano que somente tem sentido na esperança e no amor a Jesus Cristo.

Fonte: Pastoralis

0 comentários: