11 de abril de 2010

O Ser Consciente usa rosa para combater o Bullying


O Bullying é a prática da violência física ou verbal entre os estudantes. Esse problema, tem preocupado os educadores, que ainda não sabem exatamente como lidar com a situação. Neste post, vamos conhecer a história de dois adolescentes canadenses que decidiram combater o bullying em sua escola.

David Shepherd e Travis Price estavam no último ano da escola Central Kings Rural High School no Canadá, quando viram um garoto do primeiro ano chorando, após passar o seu primeiro dia de aula sendo publicamente ridicularizado por usar uma blusa pólo rosa.  Seus perseguidores, garotos do último ano, chamavam o menino de gay e outros termos ofensivos relacionados a homossexulidade.

David e Travis, incomodados com a situação, resolveram tomar uma atitude. Usando a internet e seus telefones eles organizaram uma manifestação no dia seguinte, na qual todos os alunos que eram contra o bullying deveriam ir vestidos de rosa para a aula.  Além disso, David e Travis compraram camisas na cor rosa e distribuíram na entrada da escola. Os bullies ficaram furiosos com a manifestação, mas o garoto que tinha sofrido os ataques no dia anterior pegou a camisa das mãos de David e Travis com um sorriso de gratidão no rosto .

Essa ação, que ficou conhecida como o Pink Shirt Day, cruzou as fronteiras do Canadá. sendo implementada em diversas escolas ao redor do mundo. A iniciativa este ano acontecerá na próxima quarta, 14 de Abril.

Se você tem filhos em idade escolar, converse com eles sobre o bullying neste dia. Afinal de contas, mais do que nos preocuparmos com o mundo que iremos deixar para nossos filhos, temos que nos preocupar com os filhos que vamos deixar para o mundo.

Assista a um video sobre as celebrações do Pink Shirt Day no Canadá em 2009.


2 comentários:

S. Thot disse...

Já assistiu aqueles programas na tv paga ou mesmo aberta sobre donos de cães que querem adestra-los? Já reparou que os primeiros a serem adestrados são os DONOS?

Com os pais acontece a mesma coisa. Estava no ponto de ônibus quando um pai, que tomava um iogurte com sue filho, jogou a embalagem no chão. O filho repetiu o gesto. No poste, a cinco metros, uma lixeira.

Confesso que me subiu uma água amarga na boca. E me veio na cabeça todas a pessoas que nadam em meio ao lixo durante as inundações. Então falei com o homem. Falei com delicadeza como convém a um educador sobre a questão do lixo e lhe apontei a lixeira. Ele não me deu atenção. Levantei e peguei as embalagens e as coloquei na lixeira.

O bullyng fazemos com as crianças, com os velhos, com as mulheres, com a terra. Tudo em busca da satisfação pessoal. Só ações como o Dia da Camiseta Rosa, casa a casa, rua a rua, podem ao menos reduzir estas violências.

Gilbia disse...

S.Thot obrigada pelo comentário.Eu não tenho filhos, mas um amigo que é pai de menino de 2 anos costuma dizer que os filhos aprendem observando as atitudes dos pais. Então, criar filhos melhores para o mundo significa torna-se um pai/mãe melhor no processo.