22 de abril de 2010

O Ser Consciente combate o racismo: em memória de Dorothy Height


Mais um Ser Consciente nos deixa: Dorothy Height, a voz feminina mais famosa do movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos, faleceu nesta terça (20/04), aos 98 anos. 

Assistente social, Dorothy começou sua carreira como defensora dos direitos civis e igualdade dos gêneros durante os anos 30, trabalhando para prevenir o linchamento, reformar o sistema de justiça criminal e garantir livre acesso dos negros aos locais públicos dos Estados Unidos. Adolescente, ela marchou na Times Square, em Nova York, gritando: "Parem com o linchamento". 

Nos anos 50 e 60, ela era a principal mulher ao lado de Martin Luther King Jr. e outros ativistas do movimento de direitos civis. Dorothy se tornou presidente do Conselho Nacional de Mulheres Negras em 1957 e ficou no cargo até 1997, quando tinha 85 anos. Ela permaneceu no conselho do grupo até hoje. "Eu espero não trabalhar tão duro para o resto da minha vida", disse. "Mas seja no conselho, seja em qualquer outro lugar, eu trabalharei pela igualdade, pela justiça, para eliminar o racismo, para construir uma vida melhor para nossas famílias e nossas crianças". 

Em 1994, o então presidente Bill Clinton deu a Dorothy a Medalha Presidencial da Liberdade, a maior honra civil do país. Dez anos depois, em 2004, ela ganhou a Medalha de Ouro do Congresso. 

Dorothy será lembrada por sua incansável luta pelos direitos civis. Seu legado jamais será esquecido.


Adaptado de: Ícone da luta pelos direitos civis, Dorothy Height morre aos 98 anos - Folha Online

0 comentários: